Notícias

Dia Internacional do Jornalista 

Assinala-se esta quarta-feira [08.09.2021] o Dia Internacional do Jornalista, instituído pela Organização das Nações Unidas em homenagem ao jornalista tcheco Julius Fucik, assassinado nesta data.

Jornalista e membro do partido comunista da antiga Checoslováquia, Julius Fucik foi membro da resistência contra o nazismo na Segunda Guerra Mundial e, por consequência disso, acabou por ser preso e morto a 8 de Setembro de 1943. Durante a sua vida profissional, revelou-se num acérrimo defensor da liberdade de imprensa e chegou a inspirar a luta contra o fascismo ao advogar ideais de independência dos povos oprimidos, o que lhe valeu, em 1950, o Prémio da Paz, a título póstumo, outorgado pelo Conselho Mundial da Paz.

De lá para cá, a data passou a representar uma oportunidade ímpar para homenagear os profissionais dos media, que estão permanentemente no encalço dos acontecimentos e são responsáveis por apurar factos e levar informações sobre os acontecimentos locais, regionais, nacionais e internacionais para o público, sempre guiados pelos princípios da imparcialidade, ética e deontologia.

O Dia Internacional do Jornalista impele profissionais da imprensa de todo o mundo a reflectir sobre a realidade dos seus países e como devem aperfeiçoar o seu desempenho profissional quotidiano ao serviço da defesa das aspirações dos povos.

Recentemente, o secretário-geral da ONU declarou que “uma imprensa livre é essencial para a paz, a justiça, o desenvolvimento sustentável e os direitos humanos”. Em Angola, o Executivo tem empreendido um notável esforço para que a liberdade de expressão, consagrada na Constituição e nos mais diversos instrumentos legais infraconstitucionais, seja efectivamente concretizada no dia-a-dia dos cidadãos e que a imparcialidade e o pluralismo sejam uma realidade.

Recentemente, o Presidente da República nomeou para o Conselho da República a jornalista Suzana Mendes, sublinhando no acto de empossamento que “não existe democracia sem liberdade de pensamento, de expressão e de imprensa”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Copyright ©️ 2021 MwangoBrain | Todos os direitos reservados