Dia Internacional das Montanhas

Assinala-se esta quarta-feira [11.12.2024], o Dia Internacional das Montanhas, proclamado a 20 de dezembro de 2002, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, por meio da Resolução 57/245.

A restauração dos ecossistemas montanhosos, um tema que serviu para incluir totalmente as montanhas na Década das Nações Unidas para a Restauração de Ecossistemas 2021–2030, coliderada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

O recente acordo sobre biodiversidade da Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade de 2022 — que se compromete a proteger 30% das terras, oceanos, zonas costeiras e águas interiores da Terra até 2030 — proporciona um impulso para revitalizar e proteger as paisagens montanhosas.

A Assembleia Geral das Nações Unidas também proclamou recentemente o período 2023–2027 como “Cinco anos de acção para o desenvolvimento das regiões montanhosas” na sua resolução trienal sobre o desenvolvimento sustentável das montanhas. Os seus objectivos são atrair subvenções e investimentos para as montanhas, desenvolver economias e tecnologias “verdes”, criar mecanismos para reforçar a cooperação entre países montanhosos e desenvolver a ciência e a educação no domínio do desenvolvimento sustentável das montanhas.

O Dia Internacional das Montanhas é uma oportunidade para aumentar a consciencialização sobre a relevância dos ecossistemas montanhosos e apelar a soluções baseadas na natureza, melhores práticas e investimentos que criem resiliência, reduzam a vulnerabilidade e aumentem a capacidade das montanhas de se adaptarem às ameaças diárias e aos eventos climáticos extremos.

Previous Dia Internacional dos Direitos Humanos  

Newsletter

Preencha o formulário abaixo e subscreva a nossa Newsletter.

Copyright ©️ 2024 Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República (OAVPR) | Todos os direitos reservados