Notícias

Dia Internacional da Rapariga

Assinala-se esta segunda-feira [11.10.2021] o Dia Internacional da Rapariga. A data foi instituída em 2011 pela Organização das Nações Unidas, através da Resolução 66/170, com o objectivo de promover a protecção dos direitos das raparigas de todo o mundo e de pôr termo à vulnerabilidade, a discriminação e a violência que sofrem. A data foi celebrada pela primeira vez em 2012.

Este ano, o Dia Internacional da Rapariga decorre sob o mote “Geração digital: a nossa geração”, numa altura em que mais de mil milhões de meninas com menos de 18 anos revelam-se preparadas para enfrentar o futuro, contrapondo estereótipos e barreiras, embora milhares de meninas, em todo o mundo, continuem a enfrentar contra questões como o casamento infantil, a desigualdade na educação, a violência, a mutilação genital e a crise climática.

Dados apontam que 200 milhões de meninas e mulheres são submetidas à mutilação genital feminina, três em cada quatro vítimas de tráfico de pessoas são mulheres e meninas. Entretanto, após a adopção da Declaração e Plataforma de Acção de Pequim (uma agenda política abrangente para o empoderamento de mulheres e meninas) são, cada vez mais, as raparigas a frequentar a escola, a terminar os estudos e menos a se casarem ou a terem filhos antes dos 18 anos.

Em Angola, o Executivo tem estado engajado na implementação de políticas visando capacitar, apoiar o desenvolvimento e a inserção das mulheres na vida económica activa, contando, para o efeito, com o Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher.

Copyright ©️ 2021 Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República (OAVPR) | Todos os direitos reservados