Notícias

Dia Internacional da Mulher

Assinala-se esta segunda-feira [08.03.2021], o Dia Internacional da Mulher. Uma efeméride que simboliza a continua luta em prol das conquistas pela igualdade e equidade de género em todos os domínios da vida social, política e económica ao longo dos anos.

A data, que feriado nacional em Angola, foi definitivamente instituída pela ONU em 1975, em homenagem à luta e às conquistas das mulheres, estando a escolha do dia 8 de Março relacionada com a greve “Pão e Paz” das 90 mil operárias russas de 1917, apesar de estar também associada a protestos de um grupo de trabalhadoras da Triangle Shirtwaist Company, em Nova Iorque, e, consequentemente, ao incêndio que vitimou dezenas de operárias, em 1911.

Seja como for, a cada 8 de Março reabre-se com peculiar intensidade a discussão sobre a emancipação da mulher e renova expectativas sobre a necessidade da busca pela igualdade de gênero, do debate sobre violência e da posição  a assumir pela mulher nesta era de globalização e da Quarta Revolução, afastando assim, a mais remota possibilidade do “regresso da mulher” às jornadas de trabalho de 15 horas diárias, baixos salários e a discriminação.

Hoje, não obstante a dimensão comemorativa da data, o Dia Internacional da Mulher serve essencialmente para reflexão em torno dos passos políticos e sociais a serem dados para a plena realização da mulher na sociedade.

Tal como em grande parte dos países do mundo, o 8 de Março é feriado em Angola, onde as mulheres estão integradas e assumem cargos de tomada de decisão nos mais diversos domínios da vida, o que se tem verificado com a implementação da Política Nacional para a Igualdade e Equidade de Género, embora exista ainda um longo caminho por percorrer e um alto grau de analfabetismo por vencer.

Dados do Censo Geral da População e Habitação de 2014 apontam para um número de habitantes perto dos 30 milhões dos quais 52% são mulheres. A título exemplificativo, do total de assentos parlamentares, 30,5% são ocupados por mulheres, enquanto 19,5 ocupam cargos no aparelho do Estado.

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, o Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, homenageou na quinta-feira [04.03.2021], as funcionárias dos Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República (OAVPR), numa cerimónia simbólica e curta, em que foram entregues flores às homenageadas, na sua maioria de regresso ao regime de trabalho presencial depois de quase um ano em teletrabalho, por força da Covid-19.

Copyright ©️ 2021 MwangoBrain | Todos os direitos reservados