Assinala-se esta sábado [07.12.2024], o Dia Internacional da Aviação Civil, instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1996, com vista a enfatizar o contributo do sector para o reforço da conectividade global e da cooperação entre os povos e ainda para o desenvolvimento social e económico.
A data coincide com o dia em que foi assinada a Convenção de Chicago de 1944, que por sua vez, criou a ICAO – International Civil Aviation Organisation (OACI – Organização da Aviação Civil Internacional). A organização surgiu com o objectivo claro de desenvolver a cooperação entre os Estados Membros em prol da segurança e inovação neste sector, agora com novos desafios nas áreas da sustentabilidade e das tecnologias.
Neste sentido, face ao crescimento económico acelerado em Angola, o Executivo apostou na construção do Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho NNeto (AIAAN), inaugurado pelo Presidente da República, João Lourenço, a 10 de Novembro de 2023. Dados da Organização Internacional da Aviação Civil, que comemora 75 anos de existência, revelam que ao longo deste tempo, foram transportadas, em voos, mais de quatro bilhões de passageiros por ano.
O número equivale a mais da metade de toda a população mundial. Na década final de implementação da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável, a agência destacou a importância da aviação como um motor de conectividade global que nunca foi tão relevante, quanto hoje.