Notícias

Dia dos Finados

Assinala-se esta terça-feira [02.11.2020], o Dia dos Fiéis Defuntos, Dia dos Mortos ou dos Finados, uma efeméride com origens religiosas, mais especificamente à cristã católica, comemorada em diferentes partes do mundo.

O acto de rezar pelos mortos é praticado desde o século I. Porém, foi apenas no século XI que os papas João XVIII, Silvestre II e Leão IX instruíram os fiéis a dedicar, pelo menos, um dia no ano para lembrar e orar pelas almas daqueles que já partiram.

Em Angola, o Dia 02 de Novembro é Feriado Nacional, sendo tradição, nesta data, as famílias cristãs fazerem orações pela alma dos falecidos, visitarem o campo santo e fazerem homenagens com a deposição de flores sobre o túmulo dos seus entes queridos e acenderem velas, simbolizando “luz à alma do finado”.

Mais do que rezar e homenagear os mortos, a data pretende fazer lembrar as pessoas sobre a dimensão efémera da vida e lança um apelo sobre a necessidade do homem, principalmente o cristão, viver ao serviço do próximo, dada a sua inevitável finitude.

Este ano, a celebração do Dia dos Finados decorre sob medidas de biossegurança por força da Covid-19, à semelhança de 2020.

Copyright ©️ 2021 Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República (OAVPR) | Todos os direitos reservados