Notícias

Dia do Fundador da Nação e do Herói Nacional
Os angolanos celebram esta sexta-feira [17.09.2021] o “Dia do Fundador da Nação e do Herói Nacional”, António Agostinho Neto. Político, Médico e Escritor, Agostinho Neto é o pai da nacionalidade angolana, que se estivesse em vida, completaria nesta data o seu 99° aniversário natalício.
Instituído feriado nacional em 1980, pela então Assembleia do Povo, um ano após o falecimento de Neto, a 10 de Setembro de 1979, em Moscovo (Rússia), o “17 de Setembro” é o tributo ao papel único e decisivo de Neto na luta contra o colonialismo português e conquista da Independência Nacional.
Este ano, as celebrações do Dia do Herói Nacional decorrem sob o lema “Os ideais de Neto, honremos a Pátria Angolana”, com uma série de actividades que visam promover uma ampla reflexão sobre os ideais, a trajectória e o legado político de Agostinho Neto, com realce para o seu  contributo na conquista da liberdade dos povos da África Austral. As actividades decorrem em todo o território nacional e o acto central realiza-se na província do Cuando Cubango.
Médico, poeta e estadista, Agostinho Neto proclamou a Independência  de Angola a 11 de Novembro de 1975 depois de longos anos de luta para o fim da colonização portuguesa e autodeterminação do povo angolano.

Agostinho Neto nasceu na aldeia de Kaxicane, região de Icolo e Bengo, a 17 de Setembro de 1922.

O próximo ano, por ocasião do Centenário de Neto, estão em curso preparativos para uma celebração à altura da efeméride. Uma comissão multidisciplinar foi criada pelo Presidente da República, João Lourenço, para preparar as festividades dos 100 anos de Agostinho Neto.

Copyright ©️ 2021 MwangoBrain | Todos os direitos reservados