Notícias

Conselho da República completo com a posse dos cinco novos membros

O Chefe de Estado, João Lourenço, empossou esta terça-feira [31.08.2021], cinco novos membros do Conselho da República, órgão que passa a contar com 25 individualidades.

Designados na passada sexta-feira, trata-se do empresário Alfeu Vinevala Sachiquepa, a reverenda Deolinda Dorcas Zola da Graça Paulo Teca, a ambientalista Fernanda Renée Ulombe Samuel, o académico Filipe Silvino de Pina Zau e a jornalista Suzana Deolinda Sousa Mendes Viriato.

A entrada dos novos membros é justificada com a necessidade de se ajustar a composição do Conselho da República em consequência da alteração constitucional operada pela Lei número 18/21, de 16 de Agosto – Lei de Revisão Constitucional.

Na ocasião, o Presidente da República destacou as valências e o que espera de cada um dos cinco novos membros.

João Lourenço disse ter ter convidado Alfeu Vinevala pelo milagre no domínio agrícola, a reverenda Deolinda Dorcas Teca pelas posições equilibradas, a ambientalista Fernanda Renée  pelas ideias sobre questões ecológicas, e o académico Filipe Zau, pelas contribuições por um ensino de qualidade. Da jornalista Suzana Mendes, o Chefe de Estado espera contribuições para a consolidação da liberdade de expressão, informação e de pensamento, essenciais à democracia.

O Conselho da República é um órgão de consulta do Presidente da República e dele fazem parte o Vice-Presidente da República, o Presidente da Assembleia Nacional, Presidente do Tribunal Constitucional, os líderes dos partidos políticos UNITA, FNLA e PRS, da coligação CASA-CE, bem como a vice-presidente do MPLA.

São ainda membros o Procurador-Geral da República, o ex-Presidente da República, José Eduardo dos Santos, o escritor Adriano Botelho de Vasconcelos e os reverendos Luís Nguimbe e Suzete João.

O rei do Baiacas, Antônio Numa Uta, o jornalista Ismael Mateus, os empresários Carlos Cunha, Fernando Pacheco e Manuel Monteiro, bem como a antropóloga Rosa Cruz e Silva, são outros membros do órgão de consulta do Presidente da República.

FONTE: ANGOP

Copyright ©️ 2021 MwangoBrain | Todos os direitos reservados