Notícias

Comissão de Saúde, Higiene e Segurança no Trabalho dos Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República

No âmbito da Comissão de Saúde, Higiene e Segurança no Trabalho dos Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República realizou-se esta quarta-feira, dia 13 de Outubro de 2021, o primeiro simulacro para situações de emergência.

Em pleno Dia Internacional para a Redução de Catástrofes, o exercício que envolveu todos os presentes no edifício de trabalho do Vice-Presidente da República, serviu para testar a capacidade de resposta do grupo de voluntários recém-formados em matéria de primeiros socorros e combate a incêndios, mas também o funcionamento dos dispositivos de emergência do edifício.

Por volta das 9 horas, e sem aviso prévio, deu-se início ao exercício com um conjunto de procedimentos em ambiente real com vista a evacuação total do edifício e encaminhamento das pessoas para pontos de segurança previamente estabelecidos. O regresso às áreas de trabalho aconteceu depois de feita a contagem, recontagem e verificação minuciosa de ocorrências.

A realização de simulacros, periodicamente, é uma actividade de extrema importância no âmbito da segurança contra incêndios em edifícios. Os simulacros trazem inúmeros benefícios em termos de segurança, prevenção, e minimização de riscos e danos, em caso de incêndio.

O simulacro é um “teste ou experiência que pretende reproduzir as condições de evento ou situação real, como forma de treino ou preparação” (in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa). Ou seja, num simulacro é representada uma determinada situação como se fosse real, para simular o acontecimento e o respectivo curso de acção.

Estes exercícios servem para que, numa situação real, seja mais fácil lidar com a ocorrência, e com os sentimentos de medo e pânico que lhe estão inerentes, permitindo transmitir às pessoas como devem agir, minimizando danos e os riscos associados à operação de socorro.
Para maximizar os efeitos benéficos, os simulacros devem conceber diversos cenários, com gravidade distinta, abrangendo o maior número de situações e pessoas possível.

Num breve encontro realizado no final do exercício, que contou com o acompanhamento do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros da Província de Luanda, a coordenadora da Comissão de Saúde, Higiene e Segurança no Trabalho dos Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República, Neide Irina Lando, agradeceu a todos os organismos envolvidos e felicitou, em particular, o corpo de voluntários pelo “excelente desempenho”.

Luanda, 13 de Outubro de 2021.-

A COMISSÃO DE SAÚDE, HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO DOS ÓRGÃOS DE APOIO AO VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA.

Copyright ©️ 2021 Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República (OAVPR) | Todos os direitos reservados