Notícias

BORNITO DE SOUSA JÁ EM LISBOA PARA AS EXÉQUIAS DO ANTIGO PRESIDENTE DA REPÚBLICA PORTUGUESA JORGE SAMPAIO 

O Vice-Presidente da Republica, Bornito de Sousa, chegou na noite deste sábado a Lisboa, Portugal, onde representa o Chefe de Estado angolano, nas cerimónias fúnebres de Estado do antigo Presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio.

Portador de uma mensagem do Presidente João Lourenço para o homólogo português, o Vice-Presidente da República foi recebido à chegada  pelo Secretário de Estado da Cooperação e Negócios Estrangeiros de Portugal, Francisco André e pelo Embaixador de Angola em Portugal, Carlos Alberto Saraiva de Carvalho Fonseca.

O Governo português decretou luto nacional de três dias (10, 11 e 12) pela morte de Jorge Fernando Branco Sampaio, cujas cerimónias fúnebres, com sessão evocativa, decorrem na manhã deste domingo, no Mosteiro dos Jerónimos.

Considerado um dos mais proeminentes políticos portugueses da sua geração, Jorge Sampaio ocupou durante mais de 30 anos vários cargos políticos relevantes no seu país, incluindo o de Presidente da República em dois mandatos consecutivos (1996 a 2006).

Numa mensagem de condolências dirigida à família e ao povo português, o Presidente João Lourenço manifestou “profundo sentimento de pesar” pelo falecimento do antigo Presidente da República Portuguesa que morreu sexta-feira, dia 10, aos 81 anos após ter estado internado no Hospital de Santa Cruz, em Lisboa, desde o final de Agosto, na sequência de dificuldades respiratórias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Copyright ©️ 2021 MwangoBrain | Todos os direitos reservados