Notícias

Angola atinge meta de um milhão de mangues reflorestados

Angola atingiu esta terça-feira [28.12.2021] a meta de plantação um milhão de mangues no âmbito de uma ampla campanha de reflorestamento das zonas de mangais em toda a orla costeira angolana, desafio que contou com o envolvimento de milhares de voluntários e associações ambientais e parceiros.

O desafio foi lançado à sociedade angolana durante o primeiro Workshop sobre Zonas Húmidas de Interesse Internacional, por ocasião do Dia Nacional do Ambiente, a 2 de Fevereiro. Posteriormente, foi reafirmado e alargado ao continente africano, pelo Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, durante a Conferência sobre o Reforço dos Compromissos Políticos para a Melhoria e Conservação dos Mangais em África, iniciativa co-organizada pela União Africana e Governo Angolano, no quadro da celebração do Dia Africano do Ambiente e Dia de Wangari Maathai.

Durante meses foram realizadas várias campanhas em Luanda, Bengo, Benguela, Cabinda e Zaire, envolvendo entidades públicas e privadas, voluntários, organizações nacionais, com destaque para a  Associação Otchiva, que tem estado a liderar o processo mobilizando da sociedade civil e parceiros.

O posicionamento das autoridades angolanas face às questões climáticas,  em particular os ecossistemas de mangais tem servido de exemplo e inspiração para outras lideranças africanas e para o mundo inteiro, conforme referiu a União Africana.

Como expressão do reconhecimento do processo em Angola, recentemente o Presidente da República, João Lourenço, foi distinguido com um prémio pela sua dedicação às questões de defesa do Ambiente, em Washington, Estados Unidos da América, durante a Gala anual da International Conservation Caucus Foundation (ICCF).

A 23 de Outubro último, o Presidente João Lourenço, acompanhado da Primeira-Dama Ana Dias Lourenço, participou numa campanha de plantação de mangues, no mesmo dia em que testemunhou a assinatura do acordo entre a Sonangol e a Organização Otchiva para o projecto “Sonangol Carbono Azul”, que tem impulsionado a restauração dos mangais com o envolvimento das comunidades locais.

Copyright ©️ 2021 Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República (OAVPR) | Todos os direitos reservados